Calosidades nos pés – causas, sintomas e tratamento
O calo é uma zona de pele dura, é definido, têm um núcleo central e forma-se no ponto em que se concentra a pressão regular. Já as calosidades ocorrem nas palmas das mãos e pés (por exemplo, pelo trabalho manual, desporto, sapatos mal ajustados, andar sem sapatos). São uma forma de a pele se proteger.
As calosidades podem tornar-se problemáticas quando crescem tanto que se transformam em fontes de outros sintomas incómodos.
As calosidades nos pés podem provocar dores e problemas ao andar, o que, por sua vez, implica um esforço muito grande de outras zonas do corpo, como o joelho, a anca e a zona lombar.
Como aparecem as calosidades nos pés?
À medida que a fricção e a pressão nos pés aumentam, a pele protege-se produzindo mais células que formam uma camada dura na superfície. Se esta situação continuar, esta pele dura transforma-se numa calosidade.
São vários os fatores (geralmente combinados) que causam o atrito e a pressão que provocam as calosidades:
- Fatores intrínsecos – características ósseas do pé, mecânica deficiente ou deformidades
- Fatores extrínsecos – sapatos apertados, sapatos com irregularidades, sapatos abertos e elevados níveis de atividade
Sintomas de calosidades nos pés
As calosidades são grandes e situam-se na parte inferior ou lateral do pé. Podem apresentar cor amarelada ou acastanhada e não têm bordos definidos.
Tratamento das calosidades dos pés
As calosidades devem-se às tensões mecânicas na pele; temos que perceber qual é a sua causa para as aliviar e tratar continuamente.
Sapateira
Se o atrito e a pressão continuarem, a calosidade é uma convidada permanente. Se não quiser ter calosidades, calce sapatos de salto baixo, com a parte superior macia e muito espaço para os dedos. Veja se os sapatos não têm defeitos como costuras que roçam na pele.
Alívio dos sintomas das calosidades dos pés
Retirar o excesso de pele dura é a forma habitual de aliviar a dor da calosidade. Se a calosidade tiver saudades e voltar, temos de pôr o pé de molho em água quente e utilizar uma pedra-pomes para alisar a pele. Melhor ainda é aproveitar os benefícios da lima de calosidades, Scholl Callus File. Tem diferentes superfícies abrasivas e uma pega especialmente concebida para ajudar a alcançar diferentes áreas do pé.
Pensos de tratamento das calosidades dos pés
Também podemos redistribuir as forças nos pés com um penso que diminui a pressão na zona da calosidade, permitindo a cicatrização da pele. Os pensos de remoção de calosidades, Scholl Callus Removal Pads, são o número um nesta matéria e no alívio do amortecimento. Os discos com medicamento ajudam a tratar, amortecer e proteger a zona afetada. Já experimentou as almofadinhas de espuma para calosidades, Scholl Callus Foam Cushions? Bate qualquer um aos pontos, com a camada dupla para amortecer e aliviar a dor da pressão e fricção.
A pensar na saúde dos seus pés
Uma rotina de manutenção simples é a melhor forma de manter os seus pés saudáveis.
- Para os cuidados diários consulte um podologista.
- Veja se o calçado lhe assenta bem (em largura e comprimento) e está de acordo com a sua atividade.
- Verifique regularmente o aspeto dos pés para ver se existem alterações.
- Preste atenção ao movimento e flexibilidade dos pés e faça alguns alongamentos.
- Não se esqueça de falar com um podologista se tiver alguma preocupação.