Pés com calos – causas, sintomas e tratamentos

Causas, sintomas, tratamentos e prevenção

O que são os calos?

A pele dos pés está sempre em atrito com os sapatos e a sua camada exterior endurece como forma de proteção. Com o tempo, este atrito leva a pele endurecida a formar calos. Estes são pequenos, têm um núcleo central, aparecem nos dedos dos pés ou entre eles, parecem brancos e têm bordos bem estabelecidos.

Os calos chegam a todos; embora com maior incidência nos mais velhos, há muita gente que pode sofrer do mesmo mal, ainda que as mulheres tenham maior propensão do que os homens. Acontece se passar o dia de pé, se tiver pés chatos ou arqueados, se os sapatos estiverem mal ajustados ou até se tiver outros problemas nos pés.

Porque temos calos?

Quanto maior for a pressão e o atrito nos pés, mais a pele produz células que formam uma camada dura na superfície.

O problema é que esta pele dura aumenta a pressão dos sapatos, a qual volta a provocar mais pele dura e é isto que faz o calo.Os calos são muito dolorosos e profundos porque continuam sob pressão.

Quais são os sintomas do calos?

Os calos dividem-se em duas categorias:

  1. Os mais comuns são os calos duros, que têm uma massa córnea seca com o núcleo central semitransparente caraterístico. Normalmente estão no exterior do quinto dedo do pé ou nas articulações exteriores de outros dedos.
  2. Calos moles são os que absorveram muita humidade por causa da transpiração e têm um aspeto de massa mole. Normalmente aparecem entre o quarto e quinto dedo do pé e doem que se fartam.

Prevenir e retirar os calos

Para começar temos que retirar a pele dura dos pés e mudar de calçado para que não haja pressão.

Esfoliação do calo

Há que retirar o próprio calo. Se ele voltar a aparecer temos de aparar regularmente a acumulação da pele, até molhando a parte afetada. Mas há uma forma muito melhor e única de controlar os calos: Scholl’s 2-in-1 Corn Express Pen, que é uma caneta 2 em 1 para os calos.

Pensos

Também podemos redistribuir as forças nos pés com um penso terapêutico que diminui a irritação na zona do calo permitindo a sua cicatrização. Nada melhor do que os pensos de gel Scholl Corn Shield Gel Plasters, com a sua tecnologia revolucionária de camada dupla, Hydra-Guard™ Technology. Os pensos para remoção de calos, Scholl Corn Removal Plasters, servem para ajudar a amortecer o atrito dos calos duros. Estes discos com medicamento põem-se no próprio calo, ajudando a concentrar o tratamento na zona problemática.8

Gestão do calçado

Agora, se a fricção e a pressão continuarem, o calo está sempre à espreita. Se não quiser ter calos duros, calce sapatos de salto baixo, com a parte superior macia e muito espaço para os dedos, especialmente entre eles e no exterior do quinto dedo. Veja se os sapatos não têm defeitos como costuras que roçam na pele.

A pensar na saúde dos seus pés

Uma rotina de manutenção simples é a melhor forma de manter os seus pés saudáveis e sem mau cheiro.9

  • Para os cuidados diários consulte um farmacêutico ou um podologista português.
  • Veja se o calçado lhe assenta bem (em largura e comprimento) e está de acordo com a sua atividade.
  • Verifique regularmente o aspeto dos pés para ver se existem alterações.
  • Preste atenção ao movimento e flexibilidade dos pés e faça alguns alongamentos.
  • Não se esqueça de falar com o médico ou podologista se tiver alguma preocupação.9
Scroll to Top