Ginástica do pé
1.
Comece por levantar-se e equilibrar o seu
peso. Mova o seu peso para os calcanhares,
dobrando os seus dedos para baixo. Endireite-os
e repita 10 vezes. Este exercício é bom para o
fortalecimento, mas também alivia cãibras nos pés
e planta do pé.
2.
Coloque uma toalha no chão. Puxe a toalha, com os dedos
dos pés. Repita 5 vezes e mude de pés. Quando o pé
estiver habituado ao exercício, pode aumentar o esforço,
colocando um livro ou outro objeto igualmente pesado em cima da toalha
3.
Sente-se numa cadeira ou banco e use a planta do pé para esfregar contra a outra perna, começando no joelho, até ao tornozelo e vice-versa. Repetir 20 vezes. Ajuda a aliviar a tensão à volta da tíbia e aumenta a flexibilidade do pé com a massagem
4.
Deslize uma bola de baixo do pé durante dois minutos. Esta atividade massaja a planta do seu pé e alivia o desconforto causado por cãibras, gémeos e dores no pé.
5.
Deite-se no chão e descanse a perna sobre uma almofada, à altura do seu gémeo. Rode o pé 10 vezes, no sentido dos ponteiros do relógio e depois para o outro lado. Repita com o outro pé.
6.
Começando da posição 5, imagine que o dedo grande do pé é uma caneta e “escreva” números de 1 a 10. Tente com ambos os pés.
7.
Começando da posição 5, mantenha o pé na vertical (dedos para cima, calcanhar para baixo). Rodando o tornozelo, aponte os dedos para si mesmo e repita na direção oposta. Repita 10 vezes.
8.
Coloque 10 objetos pequenos (não afiados) no chão e um recipiente (berlindes são perfeitos, mas moedas também funcionam bem). Agarre cada objeto com os seus dedos dos pés, colocando no recipiente. Para assegurar que usa todos os dedos, use um lápis também.
9.
Termine os exercícios, levantando-se, subindo e descendo sobre a pinta dos pés (com os pés juntos) 10 vezes.
