Fungos nas unhas


Porque transpiram os pés?

Existem cerca de 250.000 glândulas sudorípadas na pele dos pés, mais do que em qualquer outra parte do corpo. O suor é perfeitamente natural e mantém a pele suave e flexível, controlando a temperatura dos pés. Costuma pensar-se que o suor é a causa dos maus odores, mas isto não é verdade. O odor produz-se por bactérias que crescem nos sapatos devido ao calor e à humidade. Essas bactérias atacam as moléculas de suor, decompondo-se e gerando mau odor.

 


Como evitar o mau odor dos pés?

Para cuidar do excesso de suor, use meias fabricadas de materiais naturais como o algodão, e sapatos que permitam que a sua pele transpire, reduzindo o crescimento de fungos e bactérias que causam o mau odor. Outra forma de prevenir os fungos desagradáveis é através da utilização de um spray desodorizante antibacteriano. Se a transpiração é um problema, um creme anti-odor também pode ajudar, no entanto, a higiene do sapato é essencial. Use um desodorizante em spray para os sapatos ou palmilhas feitas de carvão ativo para ajudar a eliminar os maus odores.


Como tratar uma infeção fúngica nas unhas?

Para prevenir a infeção fúngica deve proteger sempre os pés do contacto directo com o solo em piscinas, duches e vestuários, usando chinelos de piscina. 

Além disso, tente sempre manter os pés secos utilizando calçado transpirável e meias que absorvam o suor, especialmente em climas quentes.

O tratamento da infeção por fungos nas unhas pode durar muito tempo e cuidados para evitar que infete as unhas saudáveis:

 

    • Lave sempre as mãos após tocar na unha infetada;

 

    • Desinfete as ferramentas utilizadas para a pedicure;

 

    • Não utilize verniz ou unhas postiças por contribuem para o crescimento e propagação dos fungos.

 

Para tratar a infeção leve das unhas pode utilizar produtos que criem um ambiente desfavorável para os fungos, eliminando o problema e prevenindo a propagação da infeção.

Tratamento Antifúngico