Calos: Causas e Como Prevenir

 

 

Calos são pequenas saliências na pele que aparecem normalmente nos dedos dos pés como resultado de uma pressão excessiva ou fricção do calçado ou das meias. Existem dois tipos de calos, os duros e os moles, e ambos podem causar alguma dor e desconforto.[1]

Neste artigo, exploramos as causas do seu aparecimento, como eles se desenvolvem e como pode preveni-los.

  

A diferença entre calos duros e moles

Para além da diferença óbvia de um ser duro e o outro mole, há também a diferença de onde cada um deles surge. Os calos duros tendem a aparecer na parte de cima dos dedos, na ponta e nos lados e têm um núcleo que pressiona o final dos nervos e pode provocar dores. Os moles tendem a aparecer entre os dedos, e mantêm-se moles devido ao calor e humidade que existe nessa área. Apesar de serem moles, também podem ser dolorosos.[2]

 

As causas do aparecimento de um calo

Há imensas causas possíveis, mas a mais comum é o calçado desconfortável ou desajustado.[3]

Calçado demasiado grande pode fazer o pé escorregar e roçar (causando fricção), assim como outro tipo de calçado pode exercer uma pressão excessiva sobre diferentes áreas do pé (por exemplo, sapatos de salto alto que podem apertar os dedos dos pés).[4]

Padrões anormais de caminhada, ficar de pé por longos períodos, ou atividades em que precisa de usar os seus pés de forma repetitiva (como por exemplo no desporto)[5], são também causas prováveis para o aparecimento de um calo devido à pressão que é feita no pé.

Os calos são mais comuns em pessoas mais velhas, uma vez que a sua pele se torna mais fina com a idade e existe menos acolchoamento nas solas dos seus pés, levando assim a que os calos se formem com maior facilidade.[6] Os calos também aparecem frequentemente em pés ossudos, devido à falta de amortecimento natural.[7]

Em algumas ocasiões, os calos podem ser sintomas de outros problemas de pés. Por exemplo, joanetes[8], ou dedo do pé em forma de martelo[9].

 

Como prevenir os calos?

Usar calçado confortável, adequado, bem ajustado e que não cause fricção é fundamental. É aconselhável que compre o calçado da parte da tarde, porque os seus pés podem inchar à medida que o dia vai passando e esta é a hora do dia em que o encaixe dos sapatos nos seus pés vai ser mais confortável. Deve ser fácil mover os seus dedos dentro do calçado com um pequeno espaço entre a biqueira e o dedo grande do pé. Deve evitar sapatos de salto alto, se possível, uma vez que estes aumentam a pressão na parte da frente do seu pé.[10]

É também importante garantir que os seus pés estão completamente secos antes de calçar qualquer tipo de sapato. Ter a pele molhada, ou ligeiramente húmida, leva a um ligeiro aumento de fricção. O que quer dizer que qualquer pequeno roçar do seu pé num sapato ou numa meia vai tornar-se enorme, uma vez que a pressão vai estar constantemente contida num ponto único do seu pé. Ao garantir que a sua pele está completamente seca, pode limitar a quantidade de fricção e pressão no pé. Quando os seus pés estão secos, aplicar um hidratante de pele pode ajudar a tratar a pele endurecida fazendo com que a pressão excessiva acabe por ser redistribuída por todo o pé. É importante massajar os seus pés até que o creme seja completamente absorvido, para que o seu pé não fique húmido.[11]

Para além disso pode também usar uma pedra-pomes ou uma lima para remover a pele endurecida no calo ou à volta do mesmo. Se utilizar este último método, tenha cuidado para não magoar os seus pés, e se usar uma pedra-pomes, tenha em atenção que esta deve ficar completamente seca entre cada utilização.[12]

 

 

 

[1] http://www.scholl.pt/saude-dos-pes/problemas-e-solucoes/calos

[2] http://www.scholl.pt/saude-dos-pes/problemas-e-solucoes/calos

[3] http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/guide/understanding-corns-calluses-basics

[4] http://www.nhs.uk/Conditions/CornsandCalluses/Pages/whatarecornsandcalluses.aspx

[5] https://www.drscholls.com/footconditions/corn

[6] http://www.foot-pain-explored.com/foot-corns.html

[7] http://www.nhs.uk/Conditions/CornsandCalluses/Pages/whatarecornsandcalluses.aspx

[8] http://www.foot-pain-explored.com/foot-bunion.html

[9] http://www.foot-pain-explored.com/mallet-toe.html

[10] http://www.nhs.uk/Conditions/CornsandCalluses/Pages/whatarecornsandcalluses.aspx

[11] http://www.scholl.pt/cuidado-do-pe/hidratacao/scholl-velvet-smooth-creme-diario

[12] http://www.nhs.uk/Conditions/CornsandCalluses/Pages/whatarecornsandcalluses.aspx