Poderão os seus sapatos estar a causar-lhe dor no calcanhar?

Todos adoramos exibir sapatos novos. Um par de ténis novo pode proporcionar à sua corrida matinal um novo impulso e não existe nada melhor que aquele centímetro extra de confiança que acompanha um novo par de sapatos de salto alto acabado de comprar para uma entrevista de emprego.

Contudo, a moda não é o único fator que se deve ter em conta quando se compra sapatos novos, é fundamental pensar também nos seus pés. Se os sapatos não assentarem bem ou não conferirem apoio suficiente aos seus arcos plantares, podem originar, a longo prazo, dores no calcanhar. Esta situação pode ter um impacto negativo no seu dia a dia, podendo deixá-la inativa por um determinado período de tempo ou inibi-la de se divertir com as suas amigas na pista de dança. Continue a ler a nossa informação e descubra como os diferentes tipos de calçado podem causar dor no calcanhar e que precauções deve tomar para acabar este problema.

 

Calçado para Caminhar e Correr

Quando falamos em calçado desportivo, existem diferentes estilos desenhados e pensados para atividades desportivas específicas, sejam corridas de longa distância ou apenas idas ao ginásio. Os modelos podem variar de acordo com seu nível de treino, bem como o tipo de pavimento onde o realiza. Um bom calçado de caminhada ou de corrida deve proporcionar-lhe um apoio extra para minimizar o stress causado nos músculos que se encontram por baixo do calcanhar, fornecendo-lhe uma “almofada” que ajuda a evitar a dor calcânea ou uma fascite plantar[1]. O melhor calçado de desporto para colmatar este problema é o que apoia, alinha e distribui a tensão muscular de forma equilibrada ao longo do seu pé, minimizando o impacto no calcanhar.[2]

Lembre-se que pode optar por uma vasta variedade de estilos de calçado de desporto, sendo que deve escolher aquele que melhor se adaptar à sua prática desportiva. Uma boa loja de artigos desportivos deve-lhe indicar o calçado que melhor se adequa ao seu objetivo. Para que tenha um apoio extra enquanto faz desporto, experimente as palmilhas Scholl GelActiv Sport. São especialmente concebidas para ajudar na absorção de choques musculares, reduzir a pressão exercida sobre as articulações permitindo que se exercite durante mais tempo e aprecie um estilo de vida saudável, longe do incómodo causado pela dor no calcanhar.

 

Saltos Altos

É oficial: os saltos altos chegaram para ficar! Infelizmente, existe um número infindável de elegantes sapatos de salto alto que ficam escondidos no guarda-roupa, ao invés de adicionarem centímetros extra aos seus passos confiantes. Enquanto estes poderiam ser uma compra orgulhosa, muitas mulheres adiam-na ao pensar no incómodo e na dor, a que estariam sujeitas.

Independentemente do par que escolher, é importante que estes lhe sirvam na perfeição. Quando estiver a comprá-los, lembre-se que deve experimentar os sapatos, tanto no pé esquerdo como no direito (maior parte de nós tem um pé maior do que o outro!)[3]. Certifique-se que existe espaço suficiente para movimentar o dedo grande do pé enquanto caminha[4]. Felizmente, com as novas Palmilhas Scholl GelActiv para Senhora, estará a usar os seus saltos altos favoritos com maior frequência do que aquela que poderia imaginar. Estas discretas palmilhas foram especialmente desenhadas para que, ao calçar os seus sapatos de salto alto, tenha a sensação de estar a usar uns ténis, para que possa arrasar e encantar na pista de dança, durante muito mais tempo.

 

Calçado de Trabalho Robusto

Desde os agentes da polícia aos trabalhadores da indústria de construção, muitos de nós passam as horas de trabalho em pé. Para alguns, especialmente os que trabalham no exterior, significa que têm de usar calçado robusto para proteger os pés, muitas vezes com reforço de biqueiras de aço, dependendo da atividade profissional que desempenham.

No final de um dia de trabalho, a pressão que este calçado exerce sobre os pés resulta em cansaço e dor. Enquanto este tipo de calçado deve ser sólido por fora, é importante que, o interior seja “almofadado”, atuando como um amortecedor de choques cada vez que os seus pés entram em contacto com o solo. Se trabalha todo o dia de pé, as Palmilhas Scholl GelActive Profissional podem ajudar. A tecnologia GelActiv suaviza o impacto que os seus pés sofrem ao embater no solo e oferece um apoio longo e duradouro, permitindo que desempenhe o seu trabalho com todo o conforto e sem dor, até poder relaxar no sofá com os pés elevados.

Tal como o calçado para caminhadas e corrida, é importante que os seus sapatos de trabalho tenham um bom apoio do arco e do calcanhar para minimizar a inflamação.[5]

Quer esteja a trabalhar, dançar ou a correr, até o calçado mais robusto irá desgastar-se ao longo do tempo, fornecendo menos apoio aos seus calcanhares. Para os atletas, é recomendado que troquem os ténis a cada 5 ou 6 meses[6]. Felizmente, se alternar a sua escolha diária de calçado, irá verificar que os seus sapatos favoritos duram muito mais tempo. Lembre-se que encontrar o ajuste perfeito é importante quando procurar adquirir calçado novo, e que é sempre uma boa ideia experimentar o sapato direito e o esquerdo. As palmilhas são uma forma fantástica de fornecer uma pequena “almofada” extra entre os seus pés e o solo e adicionar maior conforto para os seus pés.

 palmilhas para sapatos

[1] http://www.nhs.uk/Conditions/heel-pain/Pages/Causes.aspx

[2] http://www.livestrong.com/article/278609-the-best-running-shoes-for-heel-pain/

[3] http://www.foot.com/site/professional/foot-facts

[4] http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=22534

[5] http://sectionhiker.com/plantar_fasciitis_hiker/

[6] http://greatist.com/fitness/how-often-should-i-replace-my-running-shoes