Kit completo Caneta e Spray para Pé de Atleta - FAQs

Pé de Atleta de Dr. Scholl

1. O que é o Pé de Atleta?

O pé de Atleta é uma infeção fúngica da pele que ocorre sobretudo nos pés. Pode ser causado por vários tipos de fungos, alguns deles vivem em pele saudável, mas não são um problema até se multiplicarem.  

2. Como reconheço o pé de atleta?

Uma erupção cutânea com comichão que se desenvolve nos espaços entre os dedos. A pele afetada também pode apresentar-se descamada, quebradiça e seca. A infeção também pode espalhar-se para a planta do pé e a sensação pode ser de comichão intensa ou queimadura. Se for grave, a pele pode gretar ou ficar com bolhas.

3. O que é uma infeção fúngica cutânea?

Toda a gente tem micróbios a viver na pele. A maior parte das vezes não fazem mal e não causam problemas. No entanto, por vezes – por exemplo, em condições de humidade e calor – os fungos podem crescer, multiplicar-se e invadir, infetando a pele. Os dermatófitos são espécies de fungos que causam infeções fúngicas nas camadas exteriores da pele,nas unhas, no couro cabeludo e no cabelo. Os fungos são parasitas que vivem dependentes de outros organismos e alimentam-se de tecido destruído, incluindo a pele humana. Os pés são um local quente, escuro e húmido, reunindo as condições ideais para os fungos viverem e crescerem. As infeções fúngicas são muito contagiosas e podem espalhar-se pelo contacto direto e indireto: o contacto direto pele-com-pele e o contacto indireto, em que os fungos são transmitidos a outras pessoas através do toque em objetos contaminados. Adicionalmente, piscinas, ginásios e outras instalações desportivas são locais comuns de transmissão de infeções.

4. Quais são os sintomas mais comuns do Pé de Atleta?

Os sintomas comuns incluem inúmeros graus de comichão e queimadura. A pele pode descamar e, particularmente, em casos mais graves, podem ocorrer gretas, dor ou hemorragia. Em casos raros, o Pé de Atleta pode formar bolhas. Existem dois tipos comuns de Pé de Atleta fúngico: entre os dedos (interdigital) e na planta do pé (mocassim).

5. Quais são os ativadores mais fortes de uma infeção fúngica?

O Pé de Atleta é maioritariamente causado pelo fungo Trichophyton rubrum ou Trichophyton mentagrophytes (dermatófitos). Em condições favoráveis estes fungos podem crescer e multiplicar-se, infetando a pele e levando a um surto de Pé de Atleta.

Humidade: Pés molhados, quentes e transpirados reúnem as condições ideais para que os fungos vivam e se multipliquem.

Falta de higiene: Os fungos do Pé de Atleta vivem e alimentam-se de tecido de peles mortas. Assim, é importante lavar os pés regularmente e mudar de sapatos e meias regularmente, para evitar uma reinfeção:

Aumento do pH: Quando o pH da pele aumenta, a função de barreira pode ser danificada, tornando a pele mais suscetível a ataques. Foi comprovado que o pH da pele é mais elevado nas áreas em que duas camadas da pele se juntam ou encostam, ou seja, entre os dedos.

Maceração (superfície gretada): Estes organismos entram e estabelecem-se nas camadas cornificadas da pele danificada, tal como cortes ou gretas, e multiplicam-se.

6. Por que motivo é que o kit completo para Pé de Atleta de Dr. Scholl é especial e diferente de outros tratamentos?

É uma solução única de 2 passos: a Caneta e o Spray para calçado não só tratam o Pé de Atleta, como ajudam a recuperar e a proteger a pele, reduzindo o risco de reaparecimento da infeção.

7. Porque é que o kit completo para Pé de Atleta de Dr. Scholl trata o Pé de Atleta de forma diferente?

Foi desenvolvido como um produto tópico desde o primeiro dia. Atua sobre os fungos na camada superficial da pele por um mecanismo físico, e não afeta as camadas mais profundas da pele. Permite atuar no fungo diretamente: reduz a adesão fúngica à pele e cria um ambiente desfavorável onde o fungo não consegue proliferar. Contribui para a reparação da pele e reforça a barreira da pele para ajudar a prevenir uma reinfeção. O Spray limpa o sapato para reduzir a fonte de contaminação.  

8. Como funciona a Caneta de tratamento?

O aplicador de precisão fornece a quantidade exata de creme, formando assim uma camada fina sobre a pele infetada. É fácil de aplicar. Não necessita tocar e seca rapidamente. Foi especificamente formulada para criar um ambiente na pele que é desfavorável ao crescimento do fungo.

9. Como funciona o Spray para calçado?

O spray ajuda a evitar reinfeções ao limpar calçado contaminado com o fungo do Pé de Atleta, uma das causas comuns de reaparecimento da infeção.  

10. Como aplico a Caneta na área infetada da pele?

Inicie o tratamento ao primeiro sinal de sintomas de infeção do Pé de Atleta.

  • Antes de usar, lave e seque bem os pés.
  • Segure a Caneta ao contrário e faça girar a base da mesma para dispensar o creme.
  • Se a Caneta for utilizada pela primeira vez, continue a fazer girar a base da Caneta na direção dos ponteiros do relógio até o creme ser dispensado.
  • Aplique o creme na área infetada na planta do pé ou entre os dedos do pé, e deixe secar durante 1 a 2 minutos.
  • Aplique a fórmula duas vezes ao dia, por um período de 4 semanas.

Se os sintomas piorarem durante a utilização do produto ou caso persistam após o tratamento, contacte o seu médico ou farmacêutico.

11. Como devo usar o Spray?

Aplique o Spray em todo o calçado no início do tratamento. Aplique o Spray em cada par de sapatos uma vez por semana, perfazendo um total de 3 aplicações de spray por sapato. Deixe secar antes de usar. O Spray para calçado permite tratar 2 pares de sapatos durante 4 semanas.

12. Posso usar o kit completo Caneta e Spray para Pé de Atleta em crianças?

Sim, o Kit Completo para Pé de Atleta de Dr. Scholl é seguro para utilização em crianças a partir dos 4 anos de idade. Contudo, ao usar em crianças, é necessária a supervisão de um adulto.

13. Como devo guardar o kit completo Caneta e Spray para Pé de Atleta?

Guarde o produto na embalagem original à temperatura ambiente (15-25°C).

14. Ao usar o produto, há alguma coisa que tenha de ter em atenção?

Não utilize o produto após o final da data de validade impressa no Spray, na Caneta e na caixa exterior. Evite o contacto com os olhos e membranas mucosas. Não pulverize o Spray para calçado diretamente na pele. Use o produto apenas numa pessoa para evitar contaminação. Não utilize o produto em caso de alergia a um dos ingredientes deste produto.

15. Tenho de usar ambos, o Spray e a Caneta, até ao fim, durante a totalidade do tratamento?

Sim, para obter os melhores resultados é altamente recomendado que use ambos, o Spray e a Caneta de tratamento, até ao fim do período de tratamento de quatro semanas.  

16. O que devo fazer se tiver aplicado demasiado produto com a caneta?

Se tiver usado demasiado produto, sugerimos que use um lenço e que limpe cuidadosamente o líquido em excesso da pele. Certifique-se de que lava bem as mãos e evite tocar em áreas sensíveis, como os olhos.

17. O que acontece se eu não terminar o tratamento completo?

É altamente recomendável que termine o período de tratamento de quatro semanas para alcançar os melhores resultados. Se os sintomas não melhorarem, consulte um médico.

18. Posso usar o Spray em todos os tipos de calçado?

Sim, pode usar o Spray em todos os tipos de calçado. No entanto, se não tiver a certeza relativamente à sensibilidade do material, recomendamos que aplique o Spray apenas numa pequena área para garantir que não causa a descoloração do material.

19. O que acontece se eu acidentalmente usar o Spray na parte de fora do sapato?

Se acidentalmente aplicar o Spray na parte exterior do sapato, deverá limpar cuidadosamente o mesmo.

20. Ao usar o kit completo Caneta e Spray para Pé de Atleta, o que acontece se os sintomas não melhorarem?

Se os sintomas da infeção não melhorarem depois de aplicar o tratamento, recomendamos que consulte um médico.  

21. O que acontece se o produto cair acidentalmente nas minhas mãos/dedos?

Certifique-se de que lava bem as mãos, evitando tocar no rosto ou em qualquer outra zona sensível do corpo.  

22. Quantas pulverizações de Spray tenho de aplicar no sapato?

Dependendo do tamanho do sapato, recomendamos que use pelo menos três pulverizações por sapato.

23. Existem alguns ingredientes que tenho de saber se sou alérgico?

Não utilize o produto se tiver alergia a algum ingrediente deste produto, abaixo listados: Caneta: Olile-Active™, Aqua, ParaffinumLiquidum, Isopropyl Palmitate, Glycerin, Trilaureth-4 Phosphate, Alcohol Denat., Sodium Polyacrylate, Solanum Tuberosum Starch, Panthenol, Undecylenic Acid, Urea, Potassium Sorbate, Allantoin, p-Anisic Acid, Sodium Benzoate.

24. Posso usar o produto em conjunto com outros cremes ou devo parar de usar qualquer tipo de hidratante?

Não se recomenda o uso de outros produtos no pé juntamente com a Caneta de tratamento para o Pé de Atleta durante todo o período de tratamento.

25. Quanto tempo dura o kit completo Caneta e Spray para Pé de Atleta?

Quando usado de acordo com as instruções, o kit dura, no mínimo, um período de tratamento completo. A data de validade pode ser consultada na caixa exterior, na Caneta e no Spray.

26. Posso usar o kit completo Caneta e Spray para Pé de Atleta várias vezes num ano?

Sim, o Kit pode ser usado para fins de tratamento e prevenção várias vezes por ano.